sexta-feira, 29 de dezembro de 2023

A DIMINUIÇÃO DO ABANDONO ESCOLAR: UMA VITÓRIA DE PIRRO?

 


 

Todas as moedas têm duas faces. Trata‑se de um truísmo que podemos ilustrar com o sucesso (flor na lapela de sucessivos governos!) do combate ao abandono escolar. Ao longo dos últimos anos, a sua gradual e significativa diminuição merece o aplauso da sociedade. Mas importa avaliar igualmente os custos sistémicos (ocultos, até) dessa esplendorosa descida. Deste lado da análise, todavia, parece ser de Pirro a vitória do sistema educativo. Assistimos, com efeito, à paulatina transformação da escola pública numa instituição de assistência social e/ou animação cultural. Concomitantemente, é notório o descrédito social dos diplomas escolares. Com o alargamento da escolaridade obrigatória, ademais, até aos 18 anos (em flagrante contradição, aliás, com o Código de Trabalho, no qual se estabelece o marco dos 16 como idade mínima para trabalhar), não devemos varrer para debaixo do tapete um novo fenómeno: a silenciosa transferência — da rua para os estabelecimentos de ensino — de muitos comportamentos anti‑sociais, com a consequente «normalização» institucional da delinquência juvenil.

Perante tudo isto, impõe‑se a pergunta: Será surpresa para alguém o aumento exponencial do mercado do ensino privado? Obviamente, não!

 

Eurico de Carvalho

 

In Público, n.º 12 293 (28 de Dezembro de 2023), p. 6.

 

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